sábado, 2 de agosto de 2008

Quer saber a origem dessas cicatrizes?

Quem não saiu fascinado da sala do cinema após quase duas horas e meia assistindo ao Batman - The Dark Knight que atire a primeira pedra. Confesso que não levava muita fé nos comentários extramamente positivos atribuídos a ele e a atuação de Heath Ledger. Tive que conferir com meus próprios olhos. São, simplesmente, as pessoas certas, no lugar certo, fazendo a coisa certa. É um elenco cheio de estrelas; mas nenhuma tira o brilho da outra. Cada personagem cai como uma luva para cada ator. Há quem ousa dizer que são os papéis de suas vidas! Ouso em concordar.
Além disso, esse segundo filme serviu para confirmar o que eu já suspeitava desde o princípio: Christian Bale é "o" Batman. Seu jeito sombrio, já visto em filmes como "O Operário" e "Equilibrium", e seus caninos são perfeitos para viver o Cavaleiro das Trevas. O Gary Oldman é a cara do Gordon... E se o Alfred dos quadrinhos tivesse a consciência de que seria interpretado por Michael Caine nos cinemas, certamente estaria aplaudindo de pé a uma hora dessas. Aliás, ter Michael Caine e Morgan Freeman como atores coadjuvantes não é para qualquer um!
Mas a grande estrela da vez é o Coringa. Pragas de Jack Nicholson a parte, é lastimável que Heath Ledger não possa vivenciar a grandiosidade de seu feito ao dar vida ao novo Coringa. Com o rosto coberto de cicatrizes, que o permite sorrir sempre, mesmo estando sério. Não esquecendo de seus bordões "Why so serious?" e "Quer saber a origem dessas cicatrizes?", que já entraram para a história do cinema.
Por falar em novo Coringa, uma das características mais legais do Batman de Nolan é a releitura das personagens do HQ. Apesar do ar sombrio e obscuro, as personagens mudam um pouco suas essências para ficarem mais humanas.
Vale a pena mencionar também o trabalho feito por Aaron Eckhart. Graças a ele, quase saí para comprar um broche "I believe in Harvey Dent".
Não sei se só eu reparei, mas nas cenas em que o Coringa dá a 3 homens uma estaca para "decidir" quem participaria de sua gangue, e a cena dos navios (explode não explode) me pareceram familiares. Essa coisa de "façam sua escolha" soou como Jogos Mortais na minha cabeça... Mas nada que comprometa o filme.
Finalizando, está tudo perfeito. Acredito que para superar o The Dark Knight, o terceiro filme do homem-morcego vai dar trabalho!

Nenhum comentário: